Artigos e Resenhas

Metafísica de Aristóteles
A definição do filósofo no Banquete de Platão
A Era do Gelo
A fenomenologia de Husserl: uma breve leitura
A Genealogia da Moral de Nietzsche
A moral do dever em Kant
A ontologia fenomenológica de Jean-paul Sartre
A poética em Heidegger
A Política dos Muros
A Sofia de Jostein Gaarder
Além do prazer pelo prazer
Anthony Quinton, Volpato Dutra e A.C. Ewing: uma comparação.
Aprender a pensar: um breve ensaio filosófico
Aristóteles e sua Escola
As origens do pensamento grego
Conceito de Liberdade
Conceitos do Existencialismo vistos sob a ótica de Martin Heidegger
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Cultura amazônica
Cultura, Morte e Nascimento
Da ética a Nicômaco
Da Interferência Divina
Delinqüência
Educação e Educação Escolar
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Estamos todos doentes?
Ética Fundamental
Fichamento: O diálogo como encontro hermenêutico
Filosofia e educação escolar
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O Esclarecimento Kantiano
O existencialismo de Sartre
O Homem Demiurgo
O homem, que realidade é essa?
O idealismo kantiano não é individualismo
O Locus da política
O método cartesiano
O método dialético de Sócrates e sua finalidade
O método socrático
O paradigma racionalista da Ciência
O problema de todos nós
O valor do “dane-se!”
Onde está a arte?
Os Setes Saberes - Uma Abordagem crítica-filosófica
Os Valores Morais e sua Importância na Sociedade
Para entender a moralidade
Percebendo a falta de percepção
Platão e a Academia
Platão e os irmãos Wachowski
Por que estudar Filosofia?
Prelúdio à Filosofia
Resenha do Diálogo
Riqueza, Pobreza e Afins
Ser Estudante
Spinoza e Nietzsche
Tempo de eleição
Um discurso para a crítica do discurso: Leitura de uma aula de Foucault
Uma abordagem teórica: “Apologia de Sócrates” de Platão.
Uma Antropologia da Cultura*I: A antropologia
Uma Antropologia da Cultura*II: O homem, que realidade é essa?
Uma Antropologia da Cultura* III: Cultura: a criação humana
Verdade
Verdade E Mentira, Uma Dualidade Quase Casual
“Conhece-te a ti mesmo”
“Não se ensina filosofia, mas a filosofar”

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