Eratóstenes 276a.C-194a.C

Ficheiro:Portrait of Eratosthenes.pngEratóstenes (em grego: Ἐρατοσθένης; 285 a.C. - 194 a.C.) foi um matemático, gramático, poeta, bibliotecário e astrônomo daGrécia Antiga. Nasceu em Cirene, Grécia, e morreu em Alexandria. Estudou em Cirene, em Atenas e em Alexandria. Os contemporâneos chamavam-no de "Beta" porque o consideravam o segundo melhor do mundo em vários aspectos.[1]

Vida

Eratóstenes é descrito pelo Suda (localização: Épsilon 2898, segundo Ada Adler [2]) como tendo sido aluno do filósofo Ariston de Quios, do gramático Lisânias de Cirene e do poeta Calímaco. O Suda esclarece que Ptolomeu III Evérgeta o trouxe de Atenas paraAlexandria, local em que permaneceu até o reinado de Ptolomeu V Epifânio[3]. Afirma-se que Ptolomeu III o trouxe inicialmente de Atenas para ensinar o seu filho Filopator (Ptolomeu IV Filopator)[4]. Diz-se que ele foi chamado "pentatleta" ou "plataformas", por estar sempre em segundo lugar em várias áreas do conhecimento. No Suda é dito que ele nasceu no período da 126a. Olimpíada e faleceu com a idade de 80 anos[5]. Um dos seus discípulos foi Aristófanes de Bizâncio.

Obras

Eratóstenes escreveu obras filosóficas, poemas, histórias, muitos diálogos e trabalhos sobre gramática[6]. Entre suas obras, merecem destaque "Astronomia" ou Catasterismos (em grego: Ἀστρονομίαν ἢ Καταστηριγμούς), Sobre as seitas filosóficas (em grego: Περὶ τῶν κατὰ φιλοσοφίαν αἱρέσεων), Sobre o libertar-se da dor (em grego: Περὶ ἀλυπίας)[7]. Um de seu poemas chamava-se "Hermes"[8].

Ele também escreveu uma obra chamada Platonicus, que tratava da matemática que fundamenta a filosofia de Platão[9]. Essa obra foi muito utilizada por Téon de Esmirna, que no livro "Expositio rerum mathematicarum" afirma que Eratóstenes tratou do problema da duplicação do cubo. Isso também foi afirmado por Eutócio de Ascalon no livro II de "Esfera e Cilindro", em que comenta a proposição 1 de Arquimedes, onde ele reproduz uma carta de Eratóstenes a Ptolomeu III Evérgeta[10]. Essa carta descreve a história do problema daduplicação do cubo e, especialmente, descreve um aparelho mecânico inventado por Eratóstenes que serviria para encontrar a linha de segmentos x e y, para um dado segmento a e b (a:x = x:y = y:b). Hoje sabe-se que algumas partes desta carta não foram escritas por Eratóstenes[11].

Eratóstenes trabalhou também com números primos e é lembrado por seu Crivo de Eratóstenes, que é ainda uma importante ferramenta na teoria do número. O crivo é citado na obra "Introdução à aritmética" de Nicomedes (matemático)[12].

Ele também escreveu um livro chamado "Sobre os significados" que, apesar de perdido, é mencionado por Pappus de Alexandria como sendo um importante livro de geometria[13]. Eratóstenes ainda escreveu um livro denominado "Sobre a medição da Terra", também perdido, em que de maneira surpreendente procedeu com a exata medição da circunferência da Terra. Alguns detalhes desta medição estão nos trabalhos escritos por Cleomedes, Téon de Esmirna e Estrabão[14].

Referências

1. ↑ Ver Asimov, Isaac. Asimov's Biographical Encyclopedia of Science and Technology, nova edição revisada. 1975. Entry #42, "Eratosthenes", Página 29. Pan Books Ltd, London.ISBN 0 330 24323 3. Isso foi também dito por Carl Sagan, aos 31 minutos de seu episódio de Cosmos The Shores of the Cosmic Ocean

2. ↑ [1] [Suda online, epsilon 2898 de Eratóstenes (Ἐρατοσθένης) por Ada Adler]

3. ↑ [2] [Suda online, epsilon 2898 de Eratóstenes (Ἐρατοσθένης) por Ada Adler]

4. ↑ [3] [The Mac Tutor History of Mathematics Archive, Universidade de Saint Andrews (Escócia)]

5. ↑ [4] [Suda online, epsilon 2898 de Eratóstenes (Ἐρατοσθένης) por Ada Adler]

6. ↑ [5] [Suda online, epsilon 2898 de Eratóstenes (Ἐρατοσθένης) por Ada Adler]

7. ↑ [6] [Suda online, epsilon 2898 de Eratóstenes (Ἐρατοσθένης) por Ada Adler]

8. ↑ [7] [The Mac Tutor History of Mathematics Archive, Universidade de Saint Andrews (Escócia)]

9. ↑ [8] [The Mac Tutor History of Mathematics Archive, Universidade de Saint Andrews (Escócia)]

10. ↑ [9] [The Mac Tutor History of Mathematics Archive, Universidade de Saint Andrews (Escócia)]

11. ↑ [10] [The Mac Tutor History of Mathematics Archive, Universidade de Saint Andrews (Escócia)]

12. ↑ [11] [The Mac Tutor History of Mathematics Archive, Universidade de Saint Andrews (Escócia)]

13. ↑ [12] [The Mac Tutor History of Mathematics Archive, Universidade de Saint Andrews (Escócia)]

14. ↑ [13] [The Mac Tutor History of Mathematics Archive, Universidade de Saint Andrews (Escócia)]

Nenhum comentário: